KANT - COL. FIGURAS DO SABER - VOL. 9


Numa alusão a Copérnico, que mostrou que a Terra não é o centro do Universo, mas gira ao redor do Sol, costuma-se dizer que a filosofia de Immanuel Kant (1724-1804) promoveu uma revolução copernicana na História da Filosofia, ao atribuir a uma construção da consciência a constituição do mundo tal como é percebido. 

As qualidades sensíveis das coisas e até mesmo o espaço e o tempo não seriam elementos reais, mas formas da sensibilidade que existiriam a priori, ou seja, anteriores à experiência, como ferramentas sem as quais a experiência não seria possível, de modo que tudo o que se pode conhecer estaria condicionado à consciência. 

A ideia de uma razão absoluta, que vinha sendo desenvolvida pela filosofia clássica, passou a ser considerada dogmática para a filosofia crítica de Kant, que inaugurou o Idealismo Alemão e originou conceitos diante dos quais todos os autores que se seguiram precisaram tomar posição. Por isso, a obra de Kant dificilmente pode ser lida sem alguma orientação, como a que Denis Thouard oferece neste livro, dividido em duas partes, A Crítica e O Sujeito, que refletem o duplo aspecto deste pensamento, a eliminação das ilusões dogmáticas e a construção de uma ideia de Razão que, muito além de apenas mais um sistema, fundou uma nova forma de fazer filosofia.


SOBRE A COLEÇÃO FIGURAS DO SABER 

Uma coleção introdutória dedicada a grandes filósofos e cientistas da história da humanidade. Dos antigos gregos a importantes pensadores contemporâneos, cada título da coleção é escrito por um especialista que, numa linguagem simples e sem jargões, esclarece os leitores sobre a vida e a obra de figuras fundamentais da história do pensamento.  

 

      

                                                                                                   


DENIS THOUARD

Denis Thouard, pesquisador do Centro Nacional de Pesquisa Científica Francês (CNRS), publicou "Critique et herméneutique dans le premier romantisme allemand", "Popularité de la philosophie" (com Ph. Beck) e "Lettres édifiantes et curieuses sur la langue chinoise. W. von Humboldt/J.-P. Abel-Rémusat" (com J. Rousseau).        



Livro
Tradutor Tessa M. Lacerda
Formato 14x21
Páginas 176
ISBN 978-85-7448-086-2

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.