OS SOFRIMENTOS DO JOVEM WERTHER  - 10ª EDIÇÃO


As histórias de amor devem muito a Johann Wolfgang Goethe e seu Os sofrimentos do jovem Werther, obra escrita em 1774 e que, desde então, tornou-se uma referência da literatura mundial. Poucos livros tiveram a repercussão imediata que esse clássico conseguiu, certamente pela forma pungente, desabrida e catártica com que o protagonista evocado no título, Werther, figura da alta aristocracia germânica, destrincha o seu amor — na verdade, algo mais próximo à obsessão — que nutre pela bela Charlotte. 

O livro é narrado numa estrutura epistolar: conhecemos a Werther por meio das cartas que ele regularmente escreve ao amigo Wilhelm. Em suas linhas, descobrimos que a impossibilidade de consumar seu afeto pela moça é porque ela já tem o casamento prometido com outro homem, Albert. 

O maior “acontecimento literário” do período romântico alemão, Os sofrimentos do jovem Werther tornou-se ao longo dos tempos um dos “100 livros mais lidos do mundo” — como complementa Erlon José Paschoal, tradutor e posfaciador da presente edição. Napoleão Bonaparte teria lido o livro nada menos que oito vezes. Ninguém passa impune pela leitura desta obra vigorosa e atemporal.


OBRA DISPONÍVEL TAMBÉM EM E-BOOK

 Comprar pela Amazon


 Comprar pela Apple iBooks Store

 Comprar pelo Google Play

 Comprar pelo Kobo                
      
 Comprar pela Livraria Martins Fontes      


                            


                                                                                    



JOHANN WOLFGANG VON GOETHE

Johann Wolfgang von Goethe, nascido em Frankfurt em 28 de agosto de 1749, é provavelmente o principal nome da história da literatura alemã. Com 25 anos, publicou Os sofrimentos do jovem Werther (também traduzido por esta editora), fenômeno cultural que fez do jovem autor uma celebridade literária na Europa. Foi precursor do romantismo, junto ao amigo Friedrich Schiller. Sua vasta obra artística, ladeada por uma carreira como homem da corte em Weimar e por investigações nas ciências naturais, representa uma reflexão aguda sobre o destino humano individual e coletivo na modernidade. Seu efeito em toda a arte e pensamento europeus no século XIX foi dramático e definidor, tendo Goethe influenciado de Napoleão a Hegel, de Nietzsche a Darwin. Além de Werther, outras de suas obras referenciais incluem Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister [1797], Fausto [1806] e As Afinidades Eletivas [1809]. Morreu na cidade de Weimar, em 22 de março de 1832. 


Livro
Tradutor Erlon José Paschoal
Formato 14x21cm
Páginas 200
ISBN 978-85-744-004-6

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.