KAPPA E O LEVANTE IMAGINÁRIO 



Esta coletânea do mestre nipônico da prosa breve mostra uma escrita potente, amarga, que trafega entre as culturas do Japão e do Ocidente, sempre refletindo sobre a inevitável tensão entre a vida e a arte. Entre os contos e novelas aqui incluídos estão os importantes “Kappa” (notável fábula sobre uma curiosa civilização perdida de kappas, seres humanóides do folclore japonês que vivem na água, narrada por um interno de um manicômio) e “Rashômon”, conto que inspirou Akira Kurosawa a fazer o filme homônimo.


          


RYUNOSUKE AKUTAGAWA

Ryunosuke Akutagawa nasceu em Tóquio, em 1892, filho de Toshizo Nilbara. Segundo  as superstições que àquela época ainda mantinham grande força no Japão, as idades  de seu pai e de sua mãe — 42 e 33 anos, respectivamente — pressagiavam uma sorte  terrível. É abandonado e adotado pelo tio, Michiaki Akutagawa. Sua mãe, acometida por séria doença mental, falece em 1902.

O fato marcou toda a vida do escritor, que temeria para sempre que seu destino fosse similar ao da mãe. Com forte pendor para a literatura desde a juventude, em 1913 ingressa na Universidade Imperial de Tóquio, onde estuda literatura inglesa e se destaca por seu brilhantismo. Nesse período começa sua fértil produção, centrada nas narrativas breves; Rashomon, seu primeiro sucesso, surge em 1915. No mesmo ano, entra para o círculo literário de Natsume Soseki, que seria seu grande incentivador e exerceria uma influência indelével sobre sua carreira.

A partir de 1921, sua saúde física e mental entra em declínio. Sofre de abatimento nervoso, problemas gastrointestinais, passa a ter alucinações. Em 24 de julho de 1927, sucumbe à depressão e se suicida. Seu nome entraria para a história da literatura mundial e, a partir de 1935, batizaria o prêmio literário mais importante do Japão.           


Livro
Tradutor Shintaro Hayashi
Formato 14x21cm
Páginas 352
ISBN 978-85-7448-193-7

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.