Alan Turing (1912-1954), matemático e especialista em lógica, é considerado o inventor da informática e da inteligência artificial. Ele era também teórico de biologia e de filosofia: aliás, teve o mérito de estabelecer a relação entre a lógica e a biologia.
Neste texto, tentamos delinear o itinerário excepcional desse cientista que foi também um homem de ação: durante a Segunda Guerra Mundial, conseguiu decodificar as mensagens criptografadas pela máquina Enigma, enviadas por rádio de Berlim para os submarinos nazistas que faziam o bloqueio da Inglaterra; chegou a ser condecorado por ter contribuído para evitar a invasão nazista ao território britânico. Apesar da penúria que marcou o período posterior à guerra, ele concebeu o projeto do computador, tornando-o operacional antes do projeto norte-americano concorrente; desde 1945, ele acalentava a ideia de “construir um cérebro”.
Ao apresentar pela primeira vez o conjunto da obra de Turing, este livro visa levar a uma melhor compreensão do mundo da tecnociência em que vivemos atualmente, cuja emergência contou com a contribuição inestimável do cientista britânico.

Livro
Autor Jean Lassègue
Páginas 232
Tradutor Guilherme J. F. Teixeira

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.