Anjo Silencioso, O
Primeiro romance de Heinrich Böll, O anjo silencioso foi concluído em 1950, mas, por razões biográficas e econômicas, mesmo na Alemanha só veio a público em edição póstuma, de 1992, quando o autor completaria 75 anos.
A história do regresso do soldado Hans a sua cidade em ruínas, ao fim da Segunda Guerra Mundial; seu encontro com Regina e o amor que nasce entre ambos, com momentos de lirismo e candura hoje raros; a trama de herança em que se vêem indiretamente envolvidos, sinal da perpetuação de estruturas de poder vigentes na Alemanha hitlerista; a presença do intelectual católico Dr. Fischer, como antagonista patético mas decisivamente perigoso; o encontro de Hans com a solidariedade espontânea e firme do capelão em uma pequena igreja em ruínas; o simbólico encontro com a estátua de um anjo caído, que afundará na lama sob o peso da arrogância intelectual e da avidez por dinheiro, eis aí os elementos que servem de material à composição de um texto envolvente e profundamente humano.
Böll e seus contemporâneos, como bem revela O anjo silencioso, constituíram uma geração de homens e mulheres marcados de forma irremediável pela Segunda Grande Guerra. Suas vivências, após o fim do conflito, em 1945, foram transformadas pela miséria material, pela submissão à presença maciça de exércitos estrangeiros, pela descoberta da inconsistência e absurdo das crenças políticas do passado e pelo pasmo diante das atrocidades cometidas durante a guerra (para alguns até então desconhecidas).
Título: O anjo silencioso
Autor: Heinrich Böll
Tradução: Karola Zimber
ISBN: 9788574480909
Formato: 14x21 cm / páginas: 208