Modo Noturno
Acompanhe nossas redes sociais
Atualizando informações ...

Rússia: a reconstrução da arquitetura na União Soviética

Autor(a): Lissitzky, El
ISBN: 9788574482712

Por:
R$ 80,00

ou 1x de R$ 80,00 Sem juros Cartão Visa
* Aqui sua compra é 100% segura, compre com tranquilidade.
Simulador de Frete
- Calcular frete
Frete e prazo de entrega

Compartilhar:

Descrição

O terceiro volume da coleção Estúdio Aberto apresenta a obra e as ideias do arquiteto e artista gráfico russo El Lissitzky (1890-1941),expoente do construtivismo e do suprematismo.

A arte não é uma via de expressão subjetiva, mas uma atividade voltada ao bem comum. Esse foi o pensamento-chave do trabalho de El Lissitzky, arquiteto e artista multifacetado, expoente do construtivismo russo. Sua visão da arte como motor de transformações sociais e seu gênio experimentalista e inovador tornaram-no figura-chave das vanguardas do século XX.

Rússia: arquitetura para uma revolução mundial se divide em três partes. A primeira é um tratado teórico publicado originalmente em Viena no ano de 1930. Temos ali os fundamentos do pensamento arquitetônico de El Lissitzky para a reconstrução da União Soviética, evidenciando o papel da arquitetura e do urbanismo para a consolidação da revolução.

A segunda parte apresenta uma série de artigos do construtivista escritos entre 1921 a 1926, que ajudam a compreender seus valores e visão de mundo, tão bem sintetizados e expressos em sua arte e em sua atuação como arquiteto. Na terceira parte estão textos valiosos de colegas contemporâneos de El Lissitzky, que contribuiriam significativamente para definir a arquitetura europeia dos anos 1920. Entre eles destacam-se M. J. Guinsburg, Bruno Taut, Wilm Stein, Ernst May, Martin Wagner e Hans Schmidt.

Muitas vezes apontado como pai da tipografia contemporânea e precursor do livro moderno, El Lissitzky ficou um tanto obscurecido na comparação com seus companheiros. Mas, inegavelmente, suas experimentações de técnicas e estilos mudaram a cara do design gráfico e da publicidade, além de influenciar movimentos e grupos como o De Stijl, na Holanda, e a Bauhaus, na Alemanha. Compreender a arquitetura dentro do projeto revolucionário soviético passa, necessariamente, por El Lissitzky. Como bem observa o brasileiro Paulo Mendes da Rocha no prefácio, a arquitetura são “memórias como convocação de conhecimento para realizar, amparar, novos e atuais modos de vida – são agentes ativos de uma transformação”.

 


SOBRE A COLEÇÃO ESTÚDIO ABERTO

Direção da coleção Maria Isabel Villac e Angel Bojadsen

Esta coleção surge como resposta a uma necessidade de acesso aos documentos teóricos fundamentais da arquitetura, da arte e da literatura, que discutem de maneira explicativa e investigativa as teorias e conceitos sobre a cultura urbana. Num recorte que atravessa escolas e períodos, a tônica da coleção é os arquitetos escreverem sobre sua obra sempre na primeira pessoa. Começando com os volumes citados abaixo, a Estação Liberdade lançará também títulos sobre Adolf Loos, Álvaro Siza, Mies van der Rohe, Theo van Doesburg, entre outros.      

                                                                                                   

Comentários
Especificação Sobre autor(a)

Título: Rússia: a reconstrução da arquitetura na União Soviética
Autor: El Lissitzky
Tradução: Renata Dias Mundt
ISBN: 9788574482712

Formato: 20,5x20,5 cm / páginas: 248

 

 

Produtos visualizados

Carregando ...