Atlas do mundo global
Simulador de Frete
- Calcular freteA complexidade do mundo global muitas vezes se origina em um passado distante. Frequentemente há dificuldade para articular as informações que uma boa compreensão do mundo demanda na era da globalização. Os autores facilitam o percurso do leitor até um conhecimento mais aprofundado da realidade contemporânea, apresentando diferentes visões de mundo, alertando para os perigos a que estaremos expostos nas próximas décadas e apontando possibilidades de superá-los.
Inserido na programação do Ano da França no Brasil, O Atlas do mundo global é dividido em quatro partes, todas elas contando com inovador trabalho cartográfico de Jean-Pierre Magnier. Na primeira delas, “As grandes referências do passado”, apresenta-se uma genealogia dos primeiros homens e as teorias que procuram explicar as ondas migratórias iniciais dos seres humanos no planeta. Na segunda parte, “As diversas interpretações do mundo global”, os autores desenvolvem, com a ajuda dos mapas, quatro importantes teses: a tese da comunidade internacional — o mundo “em rede”, a OMC, a internet, o G-20 e a televisão via satélite conectando todo o planeta; a tese do choque de civilizações — a dicotomia Ocidente X Oriente; a tese do mundo unipolar — a “hiperpotência” Estados Unidos; e a tese do mundo multipolar, que analisa o G-8 e a Organização das Nações Unidas e a possibilidade de um mundo com diversos polos de poder em busca de um equilíbrio.
A terceira parte da obra, intitulada “Dados globais”, realiza um mapeamento de importantes questões estratégicas, econômicas, ecológicas e culturais, apresentando dados e mapas que fornecem ao leitor um panorama atual sobre a forma como o mundo globalizado se configura. População, saúde pública, fluxos migratórios, desigualdades econômicas e sociais, combustíveis, armas nucleares, criminalidade e riscos ecológicos são alguns dos temas esquadrinhados pelos autores, sempre apontando as perspectivas para cada um dos objetos de análise.
Na última parte, “O mundo visto por...”, o Atlas percorre as mais importantes regiões e países do mundo, esmiuçando peculiaridades e, principalmente, situando-os no contexto da globalização. Brasil, Estados Unidos, Mundo árabe, Índia, África do Sul, entre outros, têm analisadas sua participação no mercado global, seus êxitos e fragilidades e seus rumos possíveis. “Todos esses dados e visões cruzadas mostram convergências e coerências, mas também contradições formidáveis, antagonismos reais ou potenciais. O mundo tal como será nos próximos decênios está aqui inscrito de modo claro ou implícito. A vocês, a nós, importa saber decifrá-lo para nos prepararmos para ele.
Título: Atlas do mundo global
Autor: Pascal Boniface, Hubert Védrine
Tradução: Graziela Marcolin
ISBN: 9788574481586
Formato: 25x19 cm / páginas: 128