Chen Zhongshi


CHEN ZHONGSHI nasceu em 1942, em uma região rural próxima a Xi’an, capital da província de Shaanxi, no nordeste da China. Chen teve origens camponesas humildes. Seu avô era professor e seu pai era uma das poucas pessoas alfabetizadas da região.

Não cursou ensino superior. Estreou na ficção em 1973, com um conto publicado em uma revista local, e seguiu publicando. Com a morte de Mao Tsé-Tung e a abertura do país, conheceu a literatura estrangeira de autores como Tchékhov, Balzac e García Márquez, além de novos olhares sobre a situação chinesa, transcendendo a visão oficial do Partido.   

Refinando seu estilo e suas preocupações temáticas, ele se aprofundou cada vez mais nas pesquisas da vida cotidiana de sua região, usando como fontes o folclore e a tradição oral, bem como documentos e gazetas locais. Com estas pesquisas, produziu algumas novelas e também escreveu seu único romance, o monumental NA TERRA DO CERVO BRANCO, que lhe garantiu prestígio internacional. No final de abril de 2016, Chen Zhongshi faleceu, vítima de câncer, em sua cidade-natal de Xi’an. 

             
CATEGORIA
Domínio Chinês

OBRA

 
Na Terra Cervo Branco