Hans Fallada e a literatura em tempos de exceção

Estação Liberdade e Goethe-Institut promovem encontro sobre obra retratando a resistência ao nazismo 


No dia 17 de abril, a partir das 19h30, a Estação Liberdade e o Goethe-Institut São Paulo realizam uma mesa-redonda dedicada ao livro MORRER SOZINHO EM BERLIM (Jeder stirbt für sich allein), de Hans Fallada. O encontro acontecerá no auditório da sede do Goethe-Institut em São Paulo (Rua Lisboa, 974 - Pinheiros).

A obra narra uma história real de resistência pacífica ao nazismo protagonizada por um casal de operários berlinenses. Para escrever o romance, Fallada, um dos mais populares escritores alemães do início do século XX, se baseou nos arquivos do processo movido pelo regime hitlerista contra os dois insurgentes.
MORRER SOZINHO EM BERLIM foi publicado originalmente em 1947, escrito pouco após o final da Segunda Guerra Mundial e pensado como um registro objetivo do cotidiano sob o Terceiro Reich.

Além de celebrar o lançamento da edição brasileira do livro, o evento discutirá a obra e a conturbada vida de Hans Fallada. A partir disso, se buscará pensar as possibilidades da literatura de abarcar e denunciar os regimes de exceção e as formas como a arte pode fornecer uma via de resistência.

A mesa de especialistas é composta por Claudia Abeling, tradutora de MORRER SOZINHO EM BERLIM e de autores como Herta Müller, Walter Benjamin, Wolfgang Herrndorf e Christine Nöstlinger; Jorge de Almeida, doutor em filosofia e professor de Teoria Literária e Literatura Comparada na USP; e Márcio Seligmann-Silva, professor de teoria literária na Unicamp e pesquisador de temas como teoria e história da tradução, teoria do testemunho e memória da violência das ditaduras latino-americanas.

Debate: Hans Fallada e a literatura em tempos de exceção
Com Claudia Abeling, Jorge de Almeida e Márcio Seligmann-Silva
Data: 17 de abril, quarta-feira, às 19h30
Evento aberto ao público, sujeito à lotação da sala
Local: Goethe-Institut São Paulo/Auditório — Rua Lisboa, 974 — Pinheiros. São Paulo (SP)




COMPARTILHE


CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK

Comentários

Escreva um comentário