Locke

Alexis Tadié
O décimo volume da coleção Figuras do Saber aborda a vida e a obra de John Locke (1632-1704), um dos fundadores do empirismo inglês, junto com David Hume. Elogiado por Voltaire e por toda a filosofia das Luzes, Locke é atualmente pouco lido. Segundo Alexis Tadié, muito ganharíamos, entretanto, se nos ocupássemos novamente com os "Tratados sobre o governo civil", com a "Carta sobre a tolerância" e, particularmente, com o "Ensaio sobre o entendimento humano", obra que tem tido tão profunda influência, de Leibniz aos cognitivistas contemporâneos. 

Locke, grande crítico de Descartes e de todo dogmatismo político, moral ou metafísico, toma como núcleo de qualquer conhecimento a relação com a experiência, cujas características principais ele tenta definir em todas as áreas em que é pertinente. A partir de sua reflexão política e sua noção-chave de tolerância, Locke pôde construir uma nova teoria das idéias, da substância, da identidade e da linguagem. 
Este ensaio busca reavivar o gosto por essa filosofia prudente e ambiciosa, para a qual só a razão e o exame crítico de nossas faculdades permitem alcançar um conhecimento seguro e servir de fundamento à liberdade. É nesse sentido que ela tem para nós uma atualidade incontestável.
Col. Figuras do saber - 10

                    
Tradutor: José Oscar de Almeida Marques 
Formato: 14x21cm
Páginas: 208
ISBN: 978-85-7448-101-2

SOBRE O AUTOR 
Alexis Tadié é professor de literatura inglesa na Universidade de Paris 7 Denis Diderot. Escreveu "Salman Rushdie" (Seuil, 1996) e "Mon enfance en Palestine ou la colombe poignardée" (Maisonneuve et Larose, 2002), além de ter traduzido para o francês três livros de Rudyard Kipling.                                                   

Livreiros e distribuidores:
Para orçamentos e pedidos, nos encaminhe um e-mail: vendas@estacaoliberdade.com.br

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.