Anjo azul, O
R$62,00
98
Brand: Mann, Heinrich
Product Code: 978-85-744-8047-3
-
+

O ANJO AZUL 


Ambiente esfumaçado e de alegrias baratas regadas a muita cerveja. Nenhuma outra obra terá retratado de forma mais fiel e duradoura o ambiente carregado dos cabarés alemães do início do século XX. Contra esse pano de fundo, assistimos à progressiva derrocada do que poderia ser um tiraneco vendo seu reino ser contestado pelos ventos da História, mas que personifica um singular estado de espírito: os ares de fim de festa da Alemanha imperial sob influência prussiana, com tudo o que ela tem de conservadora e rígida, porém levando às últimas conseqüências um burocratismo iluminado de moral dupla.

Não por acaso, Unrat, cujo apelido coincide sintomaticamente com detrito e congêneres, enquanto fustiga seus alunos a golpes de traduções de Homero e de redações sobre Schiller, vê-se enlaçar rumo à perdição pelos tentáculos de uma “dançarina de pés descalços”, que o leva às últimas conseqüências na “desmoralização de uma cidade inteira”, embora sem deixar oficialmente sua “visão sequiosa da humanidade oprimida implorando por misericórdia”.

O Anjo Azul (Professor Unrat), a obra mais conhecida de Heinrich Mann, entrou para a história 25 anos depois de sua publicação graças à memorável interpretação de Marlene Dietrich e Emil Jannings nos papéis principais, na antológica filmagem de Josef von Sternberg.



LEIA UM TRECHO DA OBRA


          


LUDWIG HEINRICH MANN 

Ludwig Heinrich Mann nasceu em Lübeck em 1871, filho de um senador local e da brasileira Julia Mann. Após o ginásio iniciou um estágio como livreiro, trabalhou na editora S. Fischer, em Dresden, de 1890 a 1892, assistindo nesse período aulas na universidade como ouvinte. Foi autor de romances -- Der Untertan [O Súdito], de 1914, é considerado sua obra-prima - novelas e peças de teatro. Escreveu numerosos ensaios literários, sobre Goethe, Voltaire, Flaubert, George Sand, Émile Zola, Victor Hugo, além de traduzir Choderlos de Laclos para o alemão.