Cidade e cultura - Esfera pública e transformação urbana
R$40,00
Fora de catálogo
ISBN: 978-85-7448-056-5
-
+

Cidade e cultura - esfera pública e transformação urbana 

Vera M. Pallamin  
Um enfoque multidisciplinar por destacados ensaístas e pesquisadores sobre as relações e a dinâmica cidade/cultura discutindo modos de intervenção e utilização de espaços públicos, além de abordar experiências e casos específicos.

Existe cidade sem cultura? A cultura é intrínseca à cidade? O que microeletrônica tem a ver com cultura? Estas são algumas das questões colocadas nesta obra que discute o papel do “capital simbólico” representado pela cultura urbana na sociedade contemporânea. Fruto de um seminário realizado em 2000 no Instituto Goethe São Paulo — em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo — as reflexões aqui apresentadas tratam das “questões relativas à dinâmica dos atuais processos de ‘culturalização’, afetando relações sociais, políticas e econômicas (...) e incluindo aspectos das políticas culturais e estratégias de incremento da cultura na cidade, via arte, arquitetura e projetos de revitalização urbana”, como coloca Vera M. Pallamin, organizadora da obra. 

Dividido em três partes (“Cultura e esfera pública”, “Cultura e transformação urbana”, e “Arte e espaço urbano”), o livro aborda a complexidade da relação cultura e cidade reunindo artigos de pesquisadores e profissionais das mais diversas áreas — arquitetura, urbanismo, sociologia, história da arte, filosofia e artes plásticas — em que o estado atual das cidades é analisado, com divergências quanto ao destino de nossas urbes (esfacelamento total para uns, remodelagem de formas e valores para outros) mas tendo como ponto comum a necessidade de intervenção imediata por parte da sociedade.

Se há uma “comum sensação de mal-estar diante do incontestável estado de morbidez das cidades”, segundo a coordenadora do seminário, Marina Ludemann, restam ainda importantes iniciativas culturais, tais como as manifestações de arte pública em Berlim e em São Paulo apresentadas em alguns dos textos aqui reunidos.
                    
Formato: 14x21x1cm
Páginas: 120
ISBN: 978-85-7448-056-5

SOBRE A AUTORA 
Vera M. Pallamin                                                    

Livreiros e distribuidores:
Para orçamentos e pedidos, nos encaminhe um e-mail: vendas@estacaoliberdade.com.br

Escreva um comentário

Você deve acessar ou cadastrar-se para comentar.