Mulheres atrás das câmeras: as cineastas brasileiras de 1930 a 2018
Luiza Lusvarghi e Camila Vieira da Silva (orgs.)
Editado em
parceria com a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), Mulheres atrás das câmeras: as cineastas
brasileiras de 1930 a 2018 reúne 27 artigos que estruturam esta
produção por meio de ensaios com recortes temáticos ou focados em figuras de
destaque. Do pioneirismo de Cléo de Verberena (a primeira realizadora mulher),
Carmen Santos (produtora, atriz, criadora de estúdios) e Gilda Abreu
(roteirista e diretora do sucesso O ébrio [1946]), até diretoras em
atividade como Anna Muylaert e Suzana Amaral. A edição também inclui
filmografias das realizadoras perfiladas e o “Pequeno dicionário das cineastas
brasileiras” com mais de 250 verbetes.
O prefácio salienta as dificuldades impostas às mulheres (e, em
particular, mulheres negras) para ascender à qualidade de diretoras na
indústria cinematográfica. Nos artigos, acompanhamos a jornada dessas mulheres
que diversificaram o cinema brasileiro e o histórico de suas contribuições.
OBRA DISPONÍVEL TAMBÉM EM E-BOOK
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brasileiras de 1930 a 2018 reúne 27 artigos que estruturam esta
produção por meio de ensaios com recortes temáticos ou focados em figuras de
destaque. Do pioneirismo de Cléo de Verberena (a primeira realizadora mulher),
Carmen Santos (produtora, atriz, criadora de estúdios) e Gilda Abreu
(roteirista e diretora do sucesso O ébrio [1946]), até diretoras em
atividade como Anna Muylaert e Suzana Amaral. A edição também inclui
filmografias das realizadoras perfiladas e o “Pequeno dicionário das cineastas
brasileiras” com mais de 250 verbetes.
O prefácio salienta as dificuldades impostas às mulheres (e, em
particular, mulheres negras) para ascender à qualidade de diretoras na
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que diversificaram o cinema brasileiro e o histórico de suas contribuições.
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Carmen Santos (produtora, atriz, criadora de estúdios) e Gilda Abreu
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atividade como Anna Muylaert e Suzana Amaral. A edição também inclui
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brasileiras” com mais de 250 verbetes.
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