Querida konbini: um best-seller internacional

Querida konbini, de Sayaka Murata chega à 2ª edição!


QUERIDA KONBINI marcou o nome de 
Sayaka Murata entre os mais celebrados da nova literatura japonesa: a obra chegou à marca de 1 milhão exemplares vendidos no Japão, ganhou o Prêmio Akutagawa, um dos mais prestigiosos do país, e rendeu à autora um lugar entre as mulheres do ano da Vogue Japão em 2016, ano de lançamento do livro.


 



Em agosto de 2018 a obra QUERIDA KONBINI, de Sayaka Murata foi publicada pela Estação Liberdade. O romance nos apresenta Keiko Furukura, que aos 36 anos segue no emprego da adolescência e nunca se envolveu romanticamente. As lojas de conveniência japonesas, cenário do livro, não se parecem muito com as brasileiras. Apelidadas de “konbini” (abreviação de convenience store, ou “konbiniensu sutoa”), elas são mais como minimercados: além de todo tipo de bebidas quentes e geladas, comidas prontas (como pães doces e salgados), fast-food, bentô (marmitas prontas que podem ser aquecidas na própria loja), bolachas, chocolates, sorvetes e salgadinhos, as konbinis têm também ingredientes frescos e congelados para refeições simples e, em alguns casos, frutas e hortaliças. Revistas, cosméticos, artigos de papelaria e de higiene pessoal e até peças de roupa básicas (para pequenas emergências, como no caso de uma meia-calça rasgada) também podem ser encontrados.
Sayaka Murata usa este contexto tão particularmente japonês para colocar, na voz de sua estranha protagonista, questões que ultrapassam esse universo e atingem pontos cruciais da vida em sociedade — o peso que as expectativas alheias e a ideia de “normalidade” têm na vida dos indivíduos; a forma como absorvemos a maneira de falar e agir das pessoas ao nosso redor; e nosso esforço, muitas vezes inconsciente, para identificar e seguir as normas sociais.





Assim como Keiko Furukura, Sayaka Murata também trabalhou em uma loja de conveniência. O trabalho a ajudava a pagar as contas enquanto ela era uma aspirante a escritora. Ela continuou trabalhando na konbini por vários e vários anos (mesmo que em meio período e apenas alguns dias da semana), coisa que a ajudava a manter uma rotina e a observar pessoas comuns em seu dia a dia.


Com um pouco mais de seis meses de publicação a obra QUERIDA KONBINI chega a sua 2ª edição e deve estar disponível no site da editora e nas livrarias no começo de junho.




Título: Querida konbini
Autora: Sayaka Murata
Tradução: Rita Kohl
Formato: 14 x 21 cm / 152 páginas
ISBN: 978-85-7448-295-8
Preço: R$ 39,00






Outros textos: 

Sayaka Murata: do underground ao status de celebridade literária global
Querida konbini
Uma carta de Sayaka Murata
Conhecendo as konbinis japonesas

Comentários

Escreva um comentário