30 anos: quatro obras e suas adaptações cinematográficas

Em 2019, a editora Estação Liberdade está completando 30 anos de atividade, com muitos bons livros e boas histórias. Para relembrar algumas das obras que fizeram parte desta trajetória, listamos aqui quatro livros publicados pela Estação Liberdade que já tiveram adaptações cinematográficas. 


O anjo azul, de Heinrich Mann 


Abril de 1930 foi marcado pela estreia do filme “O anjo azul” (Der Blaue Engel), de Josef Von Sternberg, com atuação antológica de Marlene Dietrich. Com o nazismo em plena ascensão, corriam boatos de que a exibição do filme não seria autorizada devido ao tema abordado - tragédia e degradação – o que para época era altamente suspeito.




As irmãs Makioka, de Jun'Ichiro Tanizaki


Com estreia mundial em 21 de maio de 1983, a adaptação cinematográfica “As irmãs Makioka” dirigido por Kon Ichikawa, foi baseada na obra de mesmo nome do autor Jun’ichiro Tanizaki. A presente história traça um sutil e complexo perfil da sociedade japonesa durante os anos 1930 e aborda uma série de conflitos entre os valores japoneses e os ocidentais, bem como entre a tradição e a modernidade.




Morrer sozinho em Berlim, de Hans Fallada


Alone in Berlin é um filme de 2016, dirigido por Vincent Pérez, baseado na obra Morrer sozinho em Berlim, de Hans Fallada.  A adaptação é estrelada por Emma ThompsonBrendan Gleeson e Daniel Brühl. A partir da história real de um casal de operários e sua inabalável coragem e resistência, Hans Fallada compõe, em forma de thriller, um retrato objetivo e cru dos horrores da vida sob a ditadura nazista. 





Tsugumi, de Banana Yoshimoto 

Com estreia no ano de 1990, a adaptação cinematográfica da obra Tsugumi da autora Banana Yoshimoto, foi dirigida por Jun Ichikawa. O filme conta a história de Tsugumi Yamamoto, sob a visão de sua prima Maria Shirakawa. Tsugumi é uma jovem doente, agressiva, arrogante, mimada e de temperamento explosivo. Depois de muita convivência entre as duas, Maria tem de se mudar para Tokyo, mas visita a prima e sua família nas primeiras férias da universidade. 




Comentários

Escreva um comentário