Mestre de Go, O
Simulador de Frete
- Calcular freteDe 26 de junho a 4 de dezembro de 1938, os leitores do prestigioso diário Tokyo Nichi-nichi Shinbun (hoje Mainichi Shinbun) acompanharam o relato aficionado de uma histórica partida de Go, jogo japonês de estratégia em que dois adversários tentam encurralar o outro invadindo e controlando seu território no tabuleiro.
O “invencível” mestre Shusai e Minoru Kitani (aqui portando o nome de Otake), protagonistas da última partida profissional do grande mestre, jogaram por quase seis meses. A morte do grande mestre em 1940 motivou Yasunari Kawabata a transformar suas 64 reportagens em obra literária plena, terminada apenas em 1954.
O mestre de Go é reconhecido por Kawabata como uma de suas obras mais autênticas, e entendimento das regras do jogo sequer é necessário para apreciar o livro. O embate está igualmente nos gestos e expressões do adversário, nas regras rígidas estabelecidas nos mínimos detalhes, nas tensões dos bastidores, e até mesmo no papel desempenhado por um fio de sobrancelha. Nesse sentido, a partida permite várias leituras, inclusive aquela que coloca em jogo a oposição entre o Japão imperial tradicional e o modernizante.
Apesar das regras simples, o Go é um jogo de desenvolvimento extremamente complexo e repleto de sutilezas, sempre exploradas pelos adversários. O que fascinou Kawabata foi o grande choque psicológico e a estrutura emocional dos jogadores num torneio infindável, fazendo deste relato muito mais do que a crônica de uma partida monumental.
Título: O mestre de Go
Autor: Yasunari Kawabata
Tradução: Meiko Shimon
ISBN: 987-85-7448-204-0
Formato:14 x 21 cm / páginas: 224