Rimbaud da américa e outras iluminações
Simulador de Frete
- Calcular freteImportante e inédita abordagem da obra de Rimbaud como precursor da modernidade. Sobressaem-se em definitiva sua análise do fenômeno “Rimbaud pop”, sua influência duradoura e indelével sobre vários monstros sagrados da cultura (ou contracultura...) popular norte-americana, como William Burroughs, Jim Morrison e The Doors, Patti Smith, Kathy Acker. Notável também sua análise da obra de Rimbaud como poeta-errante por excelência, marcado pela walk writing, e também sua incursão na obra de João Gilberto Noll – ou a “escrita da ação” – à luz de obra rimbaudiana. Analisa ainda aspectos da obra primordial da Rimbaud, bem como estabelece uma relação Rimbaud-cinema. Contém anexos os originais de vários poemas/textos de Rimbaud, filmografia, videografia, etc.
Do prefácio de Italo Moriconi:
“Mauricio (...) não se propõe como uma discussão conceitual sobre modernidades, e sim como verdadeiro rito propiciatório destinado a revitalizar inquietas virtualidades do moderno. Como diz Kathy Acker, prosadora americana pós-modernista aqui estudada, em nosso tempo a imagem básica do poeta enquanto ser selvagem (“sangue ruim”) ficou associada ao mito de Rimbaud. (O autor) mostra bem como o lugar de Rimbaud na contemporaneidade é um lugar de contínua apropriação de obra-vida. Demonstra com precisão que os grandes apropriadores de Rimbaud (Burroughs, Kathy Acker, Jim Morrison, Patti Smith, Deleuze, Godard) dispõem e redispõem de seu espólio de maneira completamente canibalizadora. No veio Rimbaud da modernidade ocidental, lugar de fuga como quer Mauricio Salles Vasconcelos, vige a antropofagia, a devoração/incorporação do totem e do tabu.”
Da orelha, por Waly Salomão:
“Vislumbro neste Rimbaud da América e outras iluminações, o dramático rito de passagem da leitura concentrada e reificadora de um único texto (o famoso close reading) para uma rede comparativista de similitudes/dissimilitudes e conexões muito mais apta para penetrar na poética da indeterminação da cultura contemporânea.
“Partindo do mais decisivo corte, da cunha inaugural, do mais seminal hino às possibilidades da poesia moderna – Arthur Rimbaud – neste livro são escrutinados ícones como William Burroughs, Kathy Acker, o grande xamã pop Jim Morrison, Patti Smith, João Gilberto Noll, e até a nossa revista Navilouca comparece como exemplar tradução do barco bêbado. O autor sabe fiar aqui cruzamentos vorticistas em uma trama movente, movediça e prolífica de sinais destarte inventando e evidenciando um papel menos passivo para o crítico pois o crítico hibridizado de poeta vê seu campo aberto para participar também da partilha do roubo do fogo. Cine, clips, cut-ups. Com sua sensibilidade, seu destemor pelo experimental e portando uma acerada sonda mergulhadora que vai fundo no seu cineticismo irradiante, o nômade trans¬figu¬rador Mauricio Salles Vasconcelos honra e trai Rimbaud porque se revela um genuíno ladrão de fogo. (...)”
Título: Rimbaud da américa e outras iluminações
Autor: Mauricio Sales Vasconcelos
ISBN: 9788574480206
Formato: 14x21 cm / páginas: 320